SIGNS OF REALITY

        Em 2019 nós colocamos no mundo nosso segundo filho, que veio através de uma gravidez inesperada e repentina, numa época em que cada um da banda estava possando por corres pessoais intensos e difíceis. As atividades da banda estavam bastante em baixa quando o projeto do álbum surgiu, e isso serviu pra nos unir novamente, resgatar a "irmandade" que sempre tivemos.
 

     O álbum foi gravado quase todo em janeiro de 2019, no estúdio Rocklab Produções Fonográficas, por Gustavo Vazquez. Finalizamos em agosto, ainda com Gustavo porém em nova localização: Anápolis (GO), onde ele se uniu ao pessoal do Estúdio e-Live. O lançamento aconteceu no dia 01 de novembro, pela Abraxas Records, e contou com o apoio da Cerveja Astúria e da Locomotive Estamparia. A capa, desenvolvida por Danilo Itty, funciona como um portal: é um convite para mergulhar nas novas realidades da Overfuzz, o que também remete a uma nova fase da banda.

       O álbum contém onze faixas, dentre elas músicas que já vínhamos tocando e testando há um tempinho, outras completamente novas, que fizemos especialmente para o disco, e mais algumas que já tínhamos uma idealização entre nós, mas que, até então, nunca havíamos chegado a botar em prática. O disco mostra uma nova fase da Overfuzz, mais madura, porém sem perder as características que marcam a sonoridade da banda. Trabalhamos muito em texturas novas, mais amplas e dinâmicas.

 

     É um disco em que nos abrimos mais a novas sonoridades e experimentações, sem medo de ousar. Procuramos nos libertar e fomos longe. Nos materiais anteriores, é possível sentir uma veia mais roqueira crua, que é também uma marca da banda, mas nesse álbum exploramos nossa musicalidade como um todo, sem setorizar as coisas. Entregamos para as pessoas "o que elas esperam da Overfuzz" mais pro início, mas ao longo do disco, é como se o ouvinte "virasse uma chavinha" e se conectasse com novas facetas da banda.

     A parte instrumental contou com muitas experimentações, mas foi produzida de uma forma bem mais focada e direta do que no disco anterior. As linhas de guitarra foram gravadas com uma Gibson SG Standard e uma Fender Telecaster Deluxe, variando entre um combo 2x12 Ampeg Gemini, de 1969, e os cabeçotes Egnater Tweaker e Orange Rockerverb 50, numa caixa Mesa Boogie 2x12. Usamos também vários pedais analógicos, que contribuíram lindamente pras texturas presentes no disco. Os violões do disco foram gravados todos com um Yamaha FGX700SC-SDB.

 

      As linhas de baixo contaram com um Fender Precision Bass Deluxe ligado em três linhas diferentes: uma com a distorção do pedal MXR M80 Bass D.I.+, e outras duas limpas, passando por pré-amps com equializações diferentes. Para as baterias usamos uma Pearl Vintage, variando entre três caixas: Mapex, Tama e Pearl Chad Smith. O chimbal e os pratos de ataque foram da linha Paiste PST, respectivamente, 14", 16" e 18". O condução foi um Orion Bacalhau 22". Rolaram também vários elementos percussivos inusitados para somar nas camadas sonoras do álbum,  além de um sintetizador comandado pelo Gustavo.

       A pré-produção aconteceu em dezembro, e em janeiro já estávamos gravando. Foram 3 semanas intensas à base de salgadinho da padoca, café e muuuita Cerveja Astúria. Diferente do "Bastard Sons Of Rock 'n' Roll", em que passamos quase um mês em outra cidade, dormindo no próprio estúdio e com as cabeças totalmente focadas na gravação, em "Signs Of Reality" a banda gravou o disco em meio a um período de muitas correrias nas realidades individuais de cada um.

 

     As letras e vibes do álbum carregam sentimentos mais intensos, que envolvem conceitos e reflexões sobre as nossas passagens por esse plano em que vivemos. São temas do nosso cotidiano, alguns mais palpáveis, outros menos, porém sempre passeando pela "tensão irreverente" que conduz o álbum.

     "Signs Of Reality" é um disco que veio para nos fortalecer, tanto como banda quanto como indivíduos. Foi um processo que desencadeou um amadurecimento enorme em nós. Somos muito gratos por isso. Somos gratos por ser quem somos. Somos gratos pela oportunidade de poder levar nossa música e nossos sentimentos pras pessoas. Então relaxe, abra aquela gelada, mergulhe nessa realidade que criamos com tanto carinho e deixe nosso som te guiar!

© 2015 by overfuzz. Proudly created by Erika Alves

Se cadastre e receba exclusividades da banda!

Contato

 

Email: overfuzzbr@gmail.com